BlogDestination WeddingCasamento no Campo: 5 Vantagens e Principais Dúvidas! (2022)

18 de junho de 2021por: heloiza

Casamentos no campo, ao ar livre, tem todo nosso coração e isso não é novidade né?

Casamentos ao ar livre tem o nosso coração e isso não é novidade né? 

Seja na praia, na montanha, em uma vinícola, jardim ou campo, opções não faltam para quem quer casar mais perto da natureza.

Falando em natureza, o casamento no campo é uma das opções mais buscadas para os noivos que sonham em eternizar o amor ao ar livre. A mistura da luz natural com o verde das árvores faz com que esse momento se torne ainda mais especial!

As cerimônias no campo são originais e trazem um clima super romântico que tem tudo a ver com o momento!

Sabia que a Welcome Weddings organiza seu casamento para você curtir e relaxar durante o planejamento? Confira como a melhor Assessoria de Casamentos da América Latina realiza o seu sonho!

5 Vantagens do casamento no campo:

1.Momento atual:

No cenário atual de pandemia em que vivemos, uma das maiores preocupações é garantir a segurança dos noivos e convidados. 

Sabemos que os primeiros eventos a serem liberados serão os realizados ao ar livre e, por isso, o casamento no campo vem ganhando ainda mais destaque. 

Dessa forma, todos podem curtir a festa com muito mais tranquilidade.

2. Cerimônia e festa no mesmo local:

A logística de uma festa tradicional com igreja e festa separadas é bastante complicada, né? Fazer os convidados se deslocarem de um local para o outro é um desgaste desnecessário.

No casamento no campo, a cerimônia e a festa são realizadas no mesmo local, proporcionando uma maior comodidade para todos e um melhor aproveitamento do tempo da festa.

Afinal o objetivo é celebrar esse momento tão importante!

vantagens casamento no campo

3. Duração da festa:

Os casamentos no campo costumam começar no meio da tarde e podem se estender até tarde da noite, o que é uma grande vantagem para os noivos que querem aproveitar cada segundinho desse dia.

Sem falar que festas de dia tem outro clima, mais animado e com mais interação entre os noivos e convidados.

4. Paisagem:

A beleza natural é um ponto de destaque no casamento no campo. Estar perto da natureza, ouvir os pássaros e assistir ao pôr do sol são experiências que ficarão para sempre na memória de todos.

A paisagem também já é a decoração do casamento, então nesse caso você pode economizar bastante com mobiliário e flores, que são itens bem pesados no orçamento de um casamento tradicional.

5. Fotos:

Como citado no item acima, a natureza é a melhor decoração possível e, por isso, o campo é o cenário perfeito para as fotos do seu casamento. É um verdadeiro estúdio fotográfico a céu aberto.

Além disso, a iluminação natural faz com que as fotos fiquem ainda mais bonitas e que consigam passar toda a energia e alegria desse momento.

Casamento no Campo fotos

Lugares para realizar casamento no campo

Agora que você descobriu que são inúmeras as vantagens de fazer um casamento no campo, chegou a hora de descobrir os melhores destinos para esse estilo de cerimônia.

Mas cuidado! Você pode acabar ficando ainda mais indeciso, porque todos eles têm visuais encantadores e oferecem experiências marcantes. 

Rio Grande do Sul: Um casamento brasileiro com clima europeu 

Valorizando as belezas brasileiras, o Rio Grande do Sul é um ótimo destino para quem sonha com um casamento no campo sofisticado, com romance e regado a bons vinhos. 

As vinícolas da região oferecem aos noivos uma experiência mágica, que reúne uma excelente gastronomia, uma lua de mel repleta de atrações e paisagens de arrancar suspiros. 

Bento Gonçalves, na região vinícola, é a que mais se destaca quando o assunto são belas paisagens, para um casamento digno de filme. 

Os cenários para o momento do “sim” vão desde graciosas ruínas que trazem um ar vintage à celebração, até parreirais e jardins com pergolados.  

Outra grande vantagem de uma cerimônia na região é que ela pode ser de todos os tamanhos: um Elopement Wedding mais intimista ou um Destination para a família toda. 

A estrutura das vinícolas permite que noivos e convidados vivam uma imersão histórica e gastronômica, levando na mala as melhores experiências do Rio Grande do Sul.

Chile: Destination Wedding no campo com aventura e natureza

Boas doses de adrenalina, com um roteiro de lua de mel cheinho de emoções e uma cerimônia de casamento em meio a natureza. Essas são experiências que te esperam em um casamento no campo, no Chile. 

Assim como no Rio Grande do Sul, no Chile as vinícolas são os principais lugares para quem sonha com esse tipo de celebração. 

Os casamentos podem ser realizados ao ar livre, com uma vista panorâmica da região, ao pôr do sol ou em uma igrejinha graciosa e de arquitetura colonial. 

Os noivos Ana Cláudia e Bruno elegeram o Chile como destino de casamento e lua de mel. A experiência do casal em fotos, pode ser acompanhada por aqui! 

O destino é recomendado para os casais que esperam viver experiências sofisticadas e ter toda a comodidade que um resort oferece.  

É o momento ideal para sair expert em vinhos! 

Para um casamento no campo simples, mas glamuroso conheça a Itália 

Se tem um destino europeu que é referência em casamentos no campo é a Itália. 

A paisagem da Toscana tem uma natureza apaixonante: campos que se perdem no horizonte, ciprestes, vinhedos e até girassóis. 

Já se imaginou protagonizando um pré-wedding na região? É aquela experiência pra não esquecer nunca mais. 

A lua de mel vai acontecer em um dos cenários mais românticos da Itália. Siena e Florença são algumas das regiões que parecem saídas de uma  bela pintura. 

E por falar em arte, você estará no berço de figuras importantes desse universo. Leonardo da Vinci e Michelangelo são só alguns nomes famosos que se inspiraram pela cidade e desabrocharam seu talento para o mundo. 

Quer mais uma boa dica? Sarteano é o paraíso dos casamentos no campo da Itália. A calmaria e tranquilidade do destino, se mistura com sua beleza arquitetônica e com as tradições históricas que carrega. Uma combinação perfeita. 

 

Boa gastronomia e vinhos deliciosos para um casamento dos sonhos na Argentina

Na Argentina o grande point que reúne os noivos que desejam se casar no campo, é o Valle do Uco, em Mendoza. 

A fama do destino você já deve conhecer: os melhores vinhos que harmonizam com uma culinária de excelente qualidade. Casar por lá é a certeza de comer bem, pedir bis e voltar da viagem com um gostinho de quero mais. 

Uma atração e tanto desse destino costuma encantar da mesma forma casais românticos e aventureiros: o monte Aconcágua. 

Os vinhedos verdinhos que se misturam com a imponência do monte de topo nevado, oferecem uma paisagem jamais vista. 

E que tal se casar com um cartão postal conhecido mundialmente como fundo? Então seu destination wedding só pode ser na Argentina. A cordilheira dos andes estará de braços abertos para uma experiência marcante. 

Entre as experiências da lua de mel estão passeios a cavalo, degustação de vinhos, visita a adega, piquenique e aulas de culinária. 

Casamento no campo à noite 

O grande charme de um casamento no campo à noite são as luzes. As flores aparecem logo em seguida, porque são essenciais para ditar um clima mais romântico. 

Mas antes de decidir se você quer um casamento no campo à noite, precisa pensar nos investimentos necessários.

Apesar de deslumbrantes, casamentos noturnos demandam mais decoração, uma vez que não aproveitam estrategicamente a paisagem como aconteceria com um casamento diurno. 

A noite é o horário ideal para os noivos que se identificam com um estilo decorativo boho chic, bem iluminado. 

Outra opção para aproveitar um pouco dos dois universos é fazer a cerimônia ao pôr do sol e usufruir o cair da noite para um jantar especial com os convidados, caprichando nas luzes.  

Sem dúvidas, uma boa vantagem do casamento no campo à noite é a tranquilidade que você e seus convidados poderão desfrutar. ideal para criar um clima intimista. 

O que vestir para um casamento no campo?

A dica para acertar no que usar em um casamento no campo é sempre apostar em modelos mais leves e fluídos. 

Um casamento no campo combina com simplicidade e sofisticação, por isso, antes de escolher o look é preciso pensar em qual estilo você vai adotar. 

Caso seja um casamento mais despojado, a regra para escolher os trajes é a mobilidade. A movimentação deve ser fácil, assim você pode se divertir, sem ficar incomodado. 

Vestidos mais longos e de cauda longa ficam um charme com um casamento mais moderno. Os noivos podem apostar no colete e em suspensórios. 

Mas se a ocasião pedir um toque de sofisticação, as noivas podem investir em vestidos mais rendados ou trabalhado com algumas pedrarias. Mas nada de exagerar, esse deve ser apenas detalhes, principalmente se a cerimônia for diurna. 

A escolha do sapato deve seguir a máxima da vestimenta: o conforto. As noivas podem apostar em plataformas se o desejo for usar salto, fugindo dos sapatos muito finos que podem acabar ficando presos na grama. 

O look do noivo ainda pode inovar na cor: azul, marsala e terracota são boas apostas e que combinam com o clima campestre da cerimônia. 

Confira abaixo algumas inspirações: 

Para o look dos convidados a orientação é a mesma: conforto. 

As mulheres podem usar vestidos mais floridos ou então nas cores da paleta do casamento. 

Outros tons como rosa, roxo, azul e verde são bem-vindos, principalmente se a cerimônia for diurna.

Os homens podem usar looks mais despojados. Os padrinhos podem até seguir o modelo do terno do noivo, usando as mesmas cores e participando da composição. 

Alguns exemplos: 

Cerimônia de casamento no campo

A cerimônia de casamento no campo também funciona de forma semelhante a de outros tipos de casamento, como a cerimônia na praia ou em um salão. Há a troca de votos, as alianças e o momento dos noivos selaram o matrimônio com o primeiro como recém-casados.

Festa de casamento no campo: como funciona?

Ao fim da cerimônia, os convidados e os noivos estão prontos para curtirem a festa juntos. No casamento no campo, existem várias possibilidades de realização da festa. 

Mesmo sendo no campo, em meio a natureza, é possível montar um palco ou uma pista de dança para que todos possam dançar livremente entre os momentos de brincadeiras, hora do bolo e das refeições. 

Se a ideia é realizar um casamento intimista, uma banda pode deixar o clima ainda mais aconchegante, pois a banda geralmente interage com os convidados e os noivos, que podem arriscar uma canção ou outra juntos.

Para casamentos com uma proposta para receber muitos convidados, contratar um bom DJ pode ser uma ótima opção para animar a festa durante o dia todo.

Casamento no campo simples: 6 dicas para realizar!

Agora que você já viu como funciona a cerimônia de casamento no campo e como realizar a festa, veja algumas dicas extras para que tudo saia como você sempre imaginou em seu casamento:

  1. Estude a melhor época do ano para sua cerimônia, para reduzir as chances de contratempos climáticos, como chuva ou sol demasiado, por exemplo;
  2. Defina o melhor horário e faça o planejamento da cerimônia a partir disso, por exemplo: se a ideia for dizer o grande Sim ao pôr-do-sol, programe a recepção dos convidados durante a tarde;
  3. Mesmo sabendo que o plano principal é casar no campo, ao ar livre, tenha um plano B, pois imprevistos acontecem. Você pode tanto ter como opção um toldo como um salão na mesma proposta de campo como emergência em casos de chuva. Afinal, é melhor prevenir do que remediar;
  4. Explore a temática do casamento no campo usando elementos da natureza na decoração, como mesas e cadeiras de madeiras, arranjos de flores, detalhes em palha etc;
  5. Capriche na iluminação para dar um ar ainda mais romântico e para guardar lindas recordações;
  6. Crie convites e lembrancinhas de casamento dentro da temática de campo. Você pode explorar o uso de vasinhos de flores, sementes, palhas etc.

Casamento no campo: vestido de noiva perfeito

A escolha do vestido é um dos momentos que gera mais dúvida para as noivas durante a organização do casamento.

Para casamento no campo, uma boa pedida é buscar vestidos mais românticos e fluidos. A mistura de renda com tecidos mais leves pode ser uma ótima opção para esse estilo de casamento.

Se o casamento for de dia, procure evitar modelos bordados ou com tecidos muito pesados que podem acabar atrapalhando a movimentação na grama.

Mas gosto sempre de lembrar que não existem regras: o vestido de noiva perfeito é aquele em que a noiva se sente bem, linda, confortável e feliz.

Para a maquiagem e cabelo, opte por produções mais leves que valorizem a sua beleza natural.

Casamento no Campo vesstido noiva

Decoração de casamento no campo:

Falamos anteriormente que a natureza é a decoração perfeita para o casamento no campo. Não há necessidade de exagerar nas flores e mobiliário, o ideal é escolher itens que estejam de acordo com o cenário. 

Os estilos rústico e romântico são os mais buscados para esses casamentos. Aposte em mobiliário de madeira, folhas verdes e detalhes em branco costumam ser uma combinação linda para decorar a cerimônia e festa.

Varais de luzinhas e luminárias com velas complementam a vibe romântica do momento e trazem um toque mais moderno para o ambiente.

casamento no campo decoracao

Vestido de madrinha para casamento no campo

Ser convidada para ser madrinha de casamento é uma honra para os amigos e familiares do casal, e, por ser um convite super especial, merece um traje à altura, não é? 

No casamento no campo, as possibilidades são muitas assim como em casamentos na praia ou na igreja.

Geralmente, as madrinhas e padrinhos seguem um padrão de roupas dentro da paleta de cores definida pelos noivos, de acordo com a proposta de casamento, mas não é uma regra obrigatória.

Se formos pensar em um casamento com uma proposta bem boho chic, existem vários estilos de vestidos que podem ser explorados, como os modelos mais soltinhos, em tecidos leves e com um caimento fluído.

Esse tipo de proposta mais delicada combina bastante com a proposta de um casamento no campo, que tende a misturar o rústico à leveza.

Em casamentos no campo durante o dia, vestidos com flores e detalhes bem delicados são super lindos, tanto em estampa, pedrarias ou bordados. 

Os vestidos com fenda também se encaixam bastante na proposta de um casamento no campo.

As cores em tons pastéis são perfeitas para a ocasião, como o azul, lilás, rosa, salmão, verde claro e amarelo.

Quanto se gasta em um casamento no campo?

O orçamento para um casamento no campo vai depender muito das suas escolhas. 

Por exemplo: o investimento em flores e mobiliário poderá ser muito inferior ao de um casamento tradicional em salão fechado, pois não há necessidade de inserir tantos elementos de decoração, mas você pode optar por incluir um cardápio super sofisticado, o que acaba deixando o orçamento mais pesado.

O ponto principal nesse caso é definir as suas prioridades. A melhor forma de fazer isso é ter uma assessoria especializada em casamentos ao ar livre, que vai poder guiar vocês durante todo o planejamento, fazendo as melhores escolhas de acordo com o seu budget e suas escolhas.

Além disso, a assessoria terá ótimas indicações de fornecedores no local para que você não caia em uma furada e acabe gastando muito mais do que o necessário.

Apenas para parâmetros de comparação, um casamento no campo para 20 pessoas pode custar à partir de 5.000 dólares para destinos no Brasil e a partir de 20.000 dólares na Europa.

Entre em contato conosco para montarmos um orçamento personalizado para você.

casamento no campo quanto se gasta

Qual o melhor horário para casamento no campo?

O pôr do sol é o momento mais lindo e romântico para a realização da cerimônia no campo. 

Portanto, procure agendar a cerimônia entre 16h e 17h para que vocês possam ter o entardecer como plano de fundo.

Dessa forma você evita tanto o calor do horário do almoço quanto o friozinho que pode surgir mais perto da noite.

A Wedding Planner que estará assessorando vocês ajudará muito nessa decisão, com base na época do casamento e nas temperaturas do local escolhido.

casamento no campo melhor horario

Qual o melhor mês para casar no campo?

O casamento no campo tem tudo a ver com a primavera, então se o casamento for no Brasil, prefira os meses de Setembro, Outubro e Novembro. Dessa forma você poderá contar com a presença das flores e aquela luz que só a primavera traz, sem as altas temperaturas do verão.

Mas, se for realizar na Europa, os meses ideais são Março, Abril e Maio. 

Lembre-se que isso não é uma regra universal e pode mudar de uma cidade para outra. Portanto, depois de escolhido o destino, a sua assessoria poderá indicar qual o melhor mês para realizar o seu casamento naquele local.

Confira como a melhor Assessoria de Casamentos da América Latina realiza o seu sonho! Fale com as nossas Wedding Planners!

casamento no campo melhor mes

Conclusão

São inúmeros os motivos que nos levam a procurar um casamento que fuja do formato tradicional. A beleza natural e o clima romântico e bucólico fazem do casamento no campo uma opção muito procurada!

E aí? Pronta para dizer o seu “sim” cercada da natureza? Tenho certeza de que não vai se arrepender!

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e peça um orçamento personalizado para o seu casamento no campo!

 

https://welcomeweddings.com.br/wp-content/uploads/2020/11/shadow_leaves_01.png
https://welcomeweddings.com.br/wp-content/uploads/2020/11/shadow_leaves_01.png

Sobre o autor

heloiza

BLOG

Leia também

NOSSAS REDES

Fique por dentro de todas as novidades Welcome Weddings

00_imagem
imagem
Grupo de máscara 82
Imagem 72
Imagem 71
Imagem 68
00_imagem-2
Imagem 69