Quer casar no Brasil, mas procura algo diferente?
Quer fugir dos locais tradicionais da sua cidade? Você não está sozinha!
A cada ano os casamentos estão se tornando mais personalizáveis e menos cheios de regras. O foco tem sido adaptar a festa ao estilo dos noivos.
Muitos casais buscam opções em que eles possam curtir mais dias com os convidados, locais com vistas lindas e que surpreendam tanto os noivos quanto os convidados.
Ah, mas para isso eu preciso fazer um Destination Wedding no Exterior?
Não! Você não precisa sair do Brasil para ter tudo isso. Confira as nossas dicas!
Conheça a Costa do Sauípe: seu casamento no nordeste brasileiro
Qual o melhor destino para casar no Brasil?
– Bahia
Opções de destinos para casar no Brasil não faltam. Afinal moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza!
Brincadeiras à parte, nosso país tem uma diversidade de cenários incríveis! Mas é claro que quando falamos em casar no Brasil, não podemos deixar de citar o litoral, né?
Com mais de 2.000 praias espalhadas por todo o seu território, o Brasil tem opções para todos os gostos quando o assunto é brisa do mar!
Se o seu sonho for casar com os pés na areia, as praias do Nordeste estão entre as mais cotadas para a realização de casamento.
Lugares como Costa do Sauípe e Trancoso, na Bahia, são ótimas opções se você imagina casar ao ar livre num cenário de tirar o fôlego, com muitos coqueiros e energia boa.
Lá, você pode encontrar diversos resorts que já possuem toda a infraestrutura necessária para a organização do seu evento.
– Fernando de Noronha
Ainda falando em praia, outro lugar muito buscado é Fernando de Noronha.
É uma opção que demanda mais investimento, mas o arquipélago é repleto de paisagens paradisíacas que jamais sairão da sua memória!
Toda foto do casamento se torna um cartão-postal! A pousada do Zé Maria, uma das mais famosas da região, é um local incrível para a recepção dos convidados.
A ilha também reserva lindas igrejas que são perfeitas para realizar os votos do casal.
A Capela São Pedro dos Pescadores, por exemplo, é simples e pequena, mas possui uma vista exuberante já que fica no alto do morro e à beira do mar. É quase um mirante!
Já imaginou um casamento ao pôr do sol em um lugar assim?
– Rio Grande do Sul
Se você pretende fugir do clima de praia e quer casar no campo, também existem opções para esse estilo.
Gramado, por exemplo, pode ser um ótimo destino para datas de inverno.
A cidade possui hotéis de alta qualidade, super aconchegantes e com cenários deslumbrantes.
Gramado tem um delicioso clima europeu, então pode esperar por vinhos deliciosos e uma gastronomia de primeira.
Em Gramado você pode investir em casamentos na montanha, próximo a cachoeiras e ter acesso a igrejinhas super charmosas.
A verdade é que opções de destino não faltam, o importante é escolher o lugar que mais se adapta com o estilo de casamento dos sonhos do casal!
Quais as vantagens de um destination wedding no Brasil ao invés do exterior?
Uma das principais vantagens de casar no Brasil e não fora dele, é a maior facilidade de acesso para os convidados.
A logística se torna muito mais simples, porque não requer voos tão longos, vistos e outras documentações.
Sem falar que devido a tudo isso, o investimento para o convidado estar no casamento também é menor.
Podemos citar também a barreira da língua, que pode impedir ou dificultar a ida de alguns convidados para o exterior.
Além disso, uma grande vantagem é que o Brasileiro é um povo muito acolhedor, ouso dizer que talvez sejamos os mais receptivos do mundo!
Em tempos atuais, não depender de câmbio de moeda também é uma vantagem, visto a desvalorização do Real frente ao Dólar e o Euro, por exemplo.
Casar no Brasil é mais barato do que casar no exterior?
Quando falamos sobre valores de Destination Wedding, é muito importante lembrar que esse formato é muito variável e flexível em relação ao investimento necessário.
Então a resposta é que depende muito das suas escolhas.
Casar no Brasil pode acabar sendo mais caro do que no exterior, se você levar em conta que talvez vocês tenham mais convidados confirmados, por exemplo.
Você também pode optar por investir mais em algum fornecedor que você já conhece, ou então realizar o casamento em um hotel super exclusivo que terá diárias mais caras.
Por outro lado, como já falamos aqui no post, dependendo de qual o lugar do Brasil escolhido, a viagem pode demandar menos investimento por parte do convidado do que um casamento no Exterior.
Não esqueça de que, independente se estamos no Brasil ou fora dele, tudo pode ser adaptado de acordo com o seu budget e com o estilo do casamento que vocês procuram!
Afinal, como escolher o destino ideal para casar no Brasil?
Leve em conta o estilo do casal
Em primeiro lugar, leve em conta o estilo de vocês. Casar em um local só porque todo mundo está casando lá não é o ideal.
Depois você pode se arrepender de não ter seguido o seu estilo e aí não tem mais como voltar atrás.
Então pense o que combina mais com vocês, praia, verão e areia; campo, grama e um ambiente mais aconchegante ou até mesmo uma coisa mais urbana no centro da cidade.
Tenha em mente o clima do local
O clima é muito importante. Se os noivos não gostam de verão e aquele calorzão não tem porque ir casar no Nordeste, não é mesmo?
Por outro lado, se vocês amam o frio e não dispensam aquele ventinho gelado, o sul seria uma ótima opção.
O casamento precisa ser a carinha de vocês e o clima pode ajudar nessa decisão.
Lembre-se de analisar o roteiro
Outro ponto importante é pensar no roteiro depois do casamento.
Se vocês já vão embarcar para a lua de mel, por exemplo, uma boa ideia é pensar aonde vocês precisam ir depois (em um aeroporto específico, alugar um carro, etc.).
A ideia é ajustar a logística para que não seja muito distante e a viagem não fique muito cansativa, afinal o casamento já vai esgotar as energias de vocês por alguns dias.
Casar no Brasil: Dúvidas frequentes
Estrangeiros podem casar no Brasil?
Sim! Se falarmos somente sobre a cerimônia simbólica. Ela pode ser realizada sem nenhum tipo de trâmite diferenciado.
Já no caso do casamento civil, se o estrangeiro estiver se casando com um(a) cidadã(o) brasileira(o), o processo é o mesmo de um casamento entre dois brasileiros.
O que vai mudar é a documentação necessária para o estrangeiro e o fato de que os documentos devem ser traduzidos para Português por tradutor juramentado.
E como é a legislação para brasileiros casarem fora do Brasil?
O mais comum é os noivos realizarem o casamento civil no Brasil e realizar no exterior apenas a cerimônia simbólica. Dessa forma o casal não se preocupa com nenhum tipo de burocracia durante a comemoração.
De qualquer maneira, a forma mais simples para efetivamente casar no civil em outro país é realizar o casamento no consulado Brasileiro do lugar onde você está. Lembre-se isso requer muita burocracia, ainda mais se nenhum dos dois é do país que estão casando. Podemos dizer que não vale a pena.
Mas ainda assim é importante lembrar que as leis variam muito em cada país e é necessário buscar uma assessoria especializada no local onde vocês pretendem casar para informações mais detalhadas.
A nossa recomendação é a de seguir com o casamento civil no Brasil, realizar a cerimônia simbólica no local escolhido e aproveitar a viagem para comemorar!
Como podemos te ajudar?
Se você ficou com alguma dúvida em relação aos destinos ou sobre como funciona a organização de um casamento no Brasil, estamos aqui para te ajudar.
Somos uma empresa especializada em Assessoria de Casamento de Destino e já ajudamos a realizar o sonho de muitas noivas por aí.
Com o seu sonho não precisa ser diferente! Independente do destino, seja para casar no Brasil ou no exterior, nós te ajudamos a montar o casamento perfeito!
Quer mais informações?
Entre em contato e comece agora a planejar o casamento dos sonhos!
Conclusão
Já vimos que mesmo se você limitar a escolha de lugares e resolver casar no Brasil, a escolha não é das fáceis.
O Brasil é um país grande e cheio de belezas naturais extremamente convidativas para um casamento. Felizmente a escolha é difícil por sobra de opções e não pela falta delas, não é mesmo?
Mas independente da opção escolhida, o mais importante é que o casal se sinta bem e acolhido neste que é um dos dias mais importantes da vida a dois.
E então, conseguimos clarear um pouquinho a sua mente e ajudar nessa difícil escolha?